Dá um play

01 abril, 2010

Quando música rima com Internet

Seja você um músico, uma gravadora, uma escola de idiomas ou agência de propaganda pouco importa. A verdade é que quase todo mundo que lida com áudio ou música uma hora ou outra encontra uma certa dificuldade para conseguir compartilhar, tornar suas músicas ou serviços de áudio público e acessíveis e ainda gerenciar tudo. Dá trabalho, ocupa tempo e é bem fácil perder o controle das coisas.
.
Existem algumas plataformas que prometem exposição e um certo grau de controle, como MySpace, SoundCloud dentre outras. Mas até agora ninguém inventou um serviço verdadeiramente eficiente para que artistas e empresas publiquem, compartilhem, tenham controle das estatísticas, recolham dinheiro e exponham seus trabalhos ou serviços a quem realmente interessa: o público, outros artistas, business ou pessoas ligadas a sua área de atuação. Quer dizer, até pouco tempo esse serviço não existia. Mas ele existe, e se chama Fairtilizer - The Do It Yourself Music Club (O clube do "faça você mesmo") Vou explicar como é a proposta deles:
.
É uma plataforma de hosting, publicação, gerenciamento, troca e recebimento de áudio que permite a quem quer que seja gerenciar toda a sua presença na web em termos de música a partir de um só lugar. Você cria um perfil, faz o upload de seus arquivos, personaliza seus players com foto, logo ou a marca de sua empresa/banda etc. e posta esses players nos seus sites (Facebook, MySpace, sites, blogs etc.). Toda vez que você atualizar suas músicas no Fairtilizer, automaticamente todos os sites com os players Fairtilizer serão atualizados, sem que você precise faze-lo acessando um a um.
.
Controle tudo
A grande novidade do Fairtilizer é o ganho de tempo e centralização que oferece a quem tem muitas páginas na web para gerenciar. O serviço tem uma ferramenta fantástica chamada DropBox, a qual permite que qualquer pessoa te envie arquivos de áudio a partir de qualquer lugar. Você posta esses botões chamados DropBox em qualquer site, blog ou rede de relacionamento, e todos os áudios recebidos ficam lá, guardadinhos. Você acessa então seu perfil no Fairtilizer e confere tudo, sem precisar baixar arquivos indesejáveis, vírus ou lotar seu e-mail, como acontece sempre.
.


Promova-se
Uma pesquisada rápida no site do Fairtilizer e você perceberá que, além de artistas do mundo inteiro, tem muita gravadora usando o serviço deles por um simples motivo: é prático e reduz custos. Como? Digamos que você acabou de compor uma música e queira saber a opinião de alguns colegas. Ao invés de gravar um CD e gastar com envio, você cria uma playlist no site, coloca uma senha privada e envia somente para as pessoas que quer que ouçam seu som. Tem muita empresa usando o Fairtilizer justamente por isso, por que é possível criar essas famosas playlists privadas e em segundos qualquer pessoa com a senha pode acessar.
.
Mas se você é só um amante de música e gosta de coisas novas, tudo bem. O Fairtilizer garante horas de música bacana, com incontáveis artistas alternativos, independentes, playlists pra lá de "cool" e a chance de descobrir novas tendências, novas músicas e novos artistas, além de interagir diretamente com todo mundo.
.
Quer testar? Clica na DropBox aí embaixo e me envia teu som. Pode ser que você seja o assunto do próximo post.

send me your music on Fairtilizer

Mais acima, um dos players de um DJ brasileiro no Fairtilizer.
.
E logo mais o Fairtilizer estará inteiramente em português.

Até mais.


Um comentário:

Tesouros Musicais Esquecidos disse...

Muito legal!Vamos nos cadastrar.
Abraço (Joanatan Richard)